sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

" Será que existe um futuro? "

Uma pergunta tem me intrigado, depois que eu comecei a ler um livro de Augusto Gury – O mesmo autor do famoso livro “O Vendedor De Sonhos”-  intitulado “ O Futuro da humanidade”.  
Dias atrás quando eu estava no ônibus comecei a pensar a cerca do livro, e o próprio titulo chamou muito a minha atenção.
Qual será o futuro da humanidade? Será que ao menos a humanidade terá um futuro?
De longe sou uma pessimista, muito pelo contrário tenho muita fé e acredito que o homem pode vivenciar dias melhores. Mas diante dos noticiários essa pergunta volta à minha mente, até onde o homem será capaz de ir para buscar a sua satisfação? Até aonde o homem irá massacrar a natureza em troca de dinheiro e bem-estar?
Á  própria história da humanidade nos mostra um destino de retaliação e morte - quando me refiro à morte, não estou me referindo apenas  à morte física mas também a morte espiritual, morte mental, morte dos sonhos, da esperança, da alegria, morte da bondade -  O humanidade tem vivido exclusivamente para si, elegem seus próprios deuses, de preferência àqueles que atendam aos seus interesses e assim começam a viver em bolhas esquecendo-se que na “periferia” da sociedade existem pessoas as quais necessitam de nossa ajuda. Não são apenas os marginalizados que pedem socorro, a natureza já a  algum tempo vem disparando seus sinais de alerta, e apenas os “surdos e mudos” que estão vivendo em bolhas que não os enxergam , acham tudo normal.
Tragédias horríveis têm nos assolado e não é apenas o nosso país que as tem abrigado mas sim o mundo inteiro. Nem sei ao certo se temos sido vitimas de tragédias naturais; porque todos sabemos que de longe a natureza é culpada por tudo isso. O único culpado é o próprio homem. Os únicos dignos de serem chamados de vitimas são aqueles que perdem o pouco que tinham. Porque a verdade é que os verdadeiros homens que propiciam estas catástrofes nunca são afetados por ela.
E o que realmente fica em minha mente após refletir sobre o nosso futuro, é que cada vez nos aproximamos mais de não ter um, pois o homem está perdendo aquilo que o diferenciava na natureza, aquilo que nos faz sermos seres racionais, o homem está perdendo os traços de humanidade e estamos a cada dia que passa mais semelhante a animais irracionais, pois o homem está alheio as conseqüências de seus atos.

Jessica Miriele Machado
2011, 18 de Fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário